arlon

joined 3 days ago
[–] arlon@connexia.hibiol.eu 1 points 5 hours ago

Já vaguei por inúmeros cantos dessa Internet

Baita “currículo”, o teu! Também já pensei em entrar pro #Gemini, mas por não ter tantos brasileiros, não me senti incentivado. Adoro rádio também, mas não sei se eu seria um distribuidor de rádio-amadorismo.

Talvez costumasse sê-lo na época do Orkut, onde a internet era meu único espaço de alguma socialização

I know that feel, bro. Também tinha essa relação com as redes sociais. Mas não me refulgiava no #Orkut, mas sim no #Tumblr e no Twitter.

Mas, como tudo nessa existência cósmica, essa Internet morreu

E como você interpreta o Fediverso em relação a essa internet morta e a esta internet natimorta (comercial)?

Obrigado pela bela resposta!

[–] arlon@connexia.hibiol.eu 1 points 18 hours ago

@nossaquesapao

Essas marcas que inidquei tinham modelos de até 5 polegadas que se achava até bem recentemente

Sério? Caraca, vou buscar aqui. De repente são melhores opções até do que o Kompakt.

O meu atual tem 5 anos de uso

Ele tem custom ROM? Acho que seria uma boa providenciar um.

[–] arlon@connexia.hibiol.eu 1 points 18 hours ago (1 children)

@Auster

Desculpa também a parede de texto. Sou meio tagarela. 😬

Eu me mudei para o Friendica porque eu literalmente queria escrever mais e ler mais no Fediverso 😂

Lemmy acho muito inchado e não tem função de bloquear domínios, PieFed acho a UI muito pouco responsiva, Mastodon acho muito lento, e Misskey de UI é uma zona.

Chegou a experimentar o Akkoma? Ele também é um bom misto de macroblogue + microblogue. Só que não é tão voltado à discussão, porque não contextualiza respostas como é no Lemmy e no Friendica.

E uma coisa que faço já que uso bastante aqui e o Mastodon é seguir minha conta do Mastodon, e a do Mastodon seguir essa, que daí a chance de algo antes não federado passar a ser é maior, o que ajuda quando eu for procurar depois.

Então você literalmente se segue e depois vai seguindo perfil a perfil? Meu Deus. Já até cogitei em fazer isso, mas haja trabalho . . .

Pelo que estou vendo e do pouco que lembro, o Friendica parece o Facebook lá por 2018

Exatamente, mais um espaço de discussão e socialização. Passo a maior parte do tempo escrevendo e lendo, acabo até esquecendo que tem uma TL. Quando sobra um tempinho é que vou dar um passeio pelos “círculos”.

[–] arlon@connexia.hibiol.eu 1 points 1 day ago (2 children)

Tem uma tal de bigme e uma tal de hisense

Sim, mano. Eu adoraria usar telefones nesses modelos como principais, e creio que o Bigme em especial tem total capacidade para isso.

No entanto duas coisas não me agradam em ambos os dispositivos:

  1. têm telas muito grandes;
  2. por conseguinte, têm muito potencial para distração (mesmo sem cores e sem uma boa atualização de quadros);
  3. aparentemente têm alguns bugues.

Portar um telefone com mais de seis polegadas para mim é uma coisa impensável, primeiro pela inconveniência, depois porque ele permite muita distração.

Eu gosto do Mudita Kompakt porque ele é básico, não tem nem sequer rotação automática. Eu o usaria somente para sair de casa, fazer telefonemas, ouvir podcasts e músicas ― coisas que já faço pelo meu Multilaser, só que sempre preocupado com a bateria. Tenho outro dispositivo “telhafone” em casa, onde mantenho recursos mais sensíveis, como redes sociais e aplicativos financeiros. Acho que concentrar todas essas funções em um só dispositivo, na situação brasileira, é um tiro no pé.

Espero que você esteja entendendo a minha questão. Para você ter ideia, estou produzindo uma planilha com comparativo entre esses três dispositivos sobre os quais estamos falando. Telefone para mim é coisa séria!

[–] arlon@connexia.hibiol.eu 2 points 1 day ago

@Cochise

De certo modo, sempre foi, apesar dos pesares, mesmo que precisando de muita interferência, como usar o fork suspeito do Instagram que remove todo o conteúdo que não sigo da timeline, ou ler mangá pelo Tachiyomi em vez de pelos sites, além de ter uns três níveis de adblock, burla de paywall e proteção contra rastreio...

Outro dia falei sobre como encontro prazer em burlar essas lacunas das BigTech. Essa postura, sim, entendo como cyberpunk!

não um lugar de conforto e acolhimento.

Eu, particularmente, enxergo o Fedi como um lugar de acolhimento, sim. Tanto que temos comunidades as mais diversas aqui. Mas de fato, é difícil ter conforto onde há gente, que nem disse o @oigreslima . Sempre haverá conflitos, e acho que estamos aprendendo a lidar com isso!

[–] arlon@connexia.hibiol.eu 2 points 1 day ago

@Staden_

Certamente! Essa falta de esforço por engajamento me pegou muito. Eu odiava o Twitter, porque era o espaço onde o que contava era isso. E era uma realidade antes mesmo da aplicação do algoritmo de recomendação!

[–] arlon@connexia.hibiol.eu 1 points 1 day ago (4 children)

@Auster

Não sabia que Friendica é rede híbrida também

Bom, mas em que sentido? De certa forma todos os do Fedi o são.

P.S.: Agora que vi que a sua plataforma é mBin. Cogitei em manter uma conta aí, mas como não consegui uma forma de importar contatos e até mesmo buscar por novos usuários, acabei desistindo. Como está sendo a experiência?

mas estou gostando bastante que se não quero fazer parte de uma dada rede, comunidade

Sim, também tenho essa sensação de curadoria autônoma. Tenho a impressão de que estou descobrindo as coisas por conta própria por aqui, e que as interações são mais orgânicas...

 

Vocês ainda conseguem ver a internet como um refúgio?

Ando pensando em como me encontrei bem no Fediverso. Criei até um certo ritual para acessá-lo, que é basicamente logar somente pelo computador. Há coisas que só encontro aqui e nunca vi uma comunidade mais amigável do que esta.

Além disso, por conta da interface complexa "all in one" do #Friendica, consigo participar da dinâmica do microblogue e dos fóruns de discussão sem o menor problema.

Porém o estranho é que o Fediverso é um refúgio virtual para fugir... da internet.

O que vocês pensam a respeito disso?

@batepapo
!batepapo

6
submitted 2 days ago* (last edited 2 days ago) by arlon@connexia.hibiol.eu to c/196@lemmy.eco.br
 

É isso. Nada de mascarar suas curiosidades. Pode ser até a última mensagem que respondeu, desde que não fragilize a sua segurança.

O meu foi este texto do Ploum sobre o Mudita Kompakt (estava relendo):

Une vie sans notifications

[–] arlon@connexia.hibiol.eu 1 points 2 days ago (1 children)

@potatoguy @alineonline

“Artista” de IA que faz paródias de músicas comuns, só que com teor sexual. É mais um meme.

[–] arlon@connexia.hibiol.eu 1 points 2 days ago (4 children)

@nossaquesapao

Obrigado pela resposta!

Quais telefones e ink tu me indicaria? Eu gosto do Mudita porque ele é mais compacto. Não sei se usaria um desses grandões, porque para levar no bolso deve ser um horror...

provavelmente não é compatível com quase nada que usamos no dia-a-dia

Eu recebi a indicação do aparelho através de um texto do Ploum. Aparentemente há compatibilidade com vários aplicativos sim. Porém os próprios desenvolvedores não recomendam a instalação de aplicativos de banco.

Mas eu avaliaria o quanto você usa o celular. Se usa pouco e o atual dá conta, pra que trocar?

Pouca autonomia de bateria, sobretudo. É um telefone que me serve bem, mas por ter uma bateria fraquérrima, fico com aquela ansiedade de que a qualquer momento o dispositivo pode morrer.

 

Sobre troca de dispositivos

Estou pensando bastante desde ontem se devo trocar meu telefone celular atual.

É um aparelho de entrada, o Multilaser Elite 2, que só o uso para chamadas, música, podcast e mensageria. Quase não tiro fotos. Estou com ele há pouco mais de um ano e ele me serve bem, a não ser por dois problemas: sua bateria e sua tela são terríveis.

O aparelho que estou pensando em adquirir é um desses e-ink, o #MuditaKompakt. Acho que resolveria o problema de bateria e de tela. Porém é um aparelho caro e que tem algumas limitações por ser um projeto novo.

Fico pensando se isso não seria uma atitude consumista e se esse objeto resolveria melhor meus problemas do dia a dia.

O que vocês me dizem?

@tecnologia

!tecnologia