this post was submitted on 17 Nov 2025
5 points (100.0% liked)
Tecnologia
439 readers
7 users here now
Postagens sobre tecnologia em geral.
Regras
- Título e corpo da postagem devem estar em português. Saiba mais
Conheça outras comunidades Brasileiras que tratam de assuntos mais específicos da tecnologia:
- !linux@lemmy.eco.br
- !dev@lemmy.eco.br
- !foss@lemmy.eco.br
- !jogos@lemmy.eco.br
- !hardware@lemmy.eco.br
- !internet@lemmy.eco.br
- !privacidade@lemmy.eco.br
Sala de Bate-Papo (chat room)
founded 2 years ago
MODERATORS
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
view the rest of the comments
Particularmente, não gosto desses celulares de startups. Esse aí, especificamente, parece ter um sistema operacional próprio e que provavelmente não é compatível com quase nada que usamos no dia-a-dia e corre risco de se tornar obsoleto ou com utilidade limitada muito rapidamente. Se for pra ter conforto de tela de e-ink, eu optaria por algum modelo chinês com tela de e-ink e android, que vai ter bem mais utilidade a longo prazo.
Mas eu avaliaria o quanto você usa o celular. Se usa pouco e o atual dá conta, pra que trocar? Se pretende usar a tela de e-ink pra leitura, talvez um leitor de ebook seja mais útil. Se precisa usar mais o celular e o atual não estiver dando conta, aí talvez faça sentido um novo.
@nossaquesapao
Obrigado pela resposta!
Quais telefones e ink tu me indicaria? Eu gosto do Mudita porque ele é mais compacto. Não sei se usaria um desses grandões, porque para levar no bolso deve ser um horror...
Eu recebi a indicação do aparelho através de um texto do Ploum. Aparentemente há compatibilidade com vários aplicativos sim. Porém os próprios desenvolvedores não recomendam a instalação de aplicativos de banco.
Pouca autonomia de bateria, sobretudo. É um telefone que me serve bem, mas por ter uma bateria fraquérrima, fico com aquela ansiedade de que a qualquer momento o dispositivo pode morrer.
Tem uma tal de bigme e uma tal de hisense que fazem celulares com tela de e-ink que parecem bem legais. Fui até dar uma olhada, e parece que o preço já tá mais caro do que a última vez que vi, então é complicado pra gente aqui no Brasil...
Sim, mano. Eu adoraria usar telefones nesses modelos como principais, e creio que o Bigme em especial tem total capacidade para isso.
No entanto duas coisas não me agradam em ambos os dispositivos:
Portar um telefone com mais de seis polegadas para mim é uma coisa impensável, primeiro pela inconveniência, depois porque ele permite muita distração.
Eu gosto do Mudita Kompakt porque ele é básico, não tem nem sequer rotação automática. Eu o usaria somente para sair de casa, fazer telefonemas, ouvir podcasts e músicas ― coisas que já faço pelo meu Multilaser, só que sempre preocupado com a bateria. Tenho outro dispositivo “telhafone” em casa, onde mantenho recursos mais sensíveis, como redes sociais e aplicativos financeiros. Acho que concentrar todas essas funções em um só dispositivo, na situação brasileira, é um tiro no pé.
Espero que você esteja entendendo a minha questão. Para você ter ideia, estou produzindo uma planilha com comparativo entre esses três dispositivos sobre os quais estamos falando. Telefone para mim é coisa séria!
Também não gosto de celular grande. Essas marcas que inidquei tinham modelos de até 5 polegadas que se achava até bem recentemente, mas aparentemente estão matando os bichinhos... O meu atual tem 5 anos de uso e lembro de ter sido difícil achar um não tão grande. Se ele se for, estou lascado, porque quase não vejo mais opções, e quando vejo, são caríssimas
@nossaquesapao
Sério? Caraca, vou buscar aqui. De repente são melhores opções até do que o Kompakt.
Ele tem custom ROM? Acho que seria uma boa providenciar um.