this post was submitted on 25 Jul 2025
9 points (100.0% liked)
Bate-Papo
812 readers
5 users here now
Uma comunidade para discussões gerais que não se encaixam nas previstas em outras.
Sala de Bate-Papo (chat room)
founded 2 years ago
MODERATORS
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
view the rest of the comments
@P4ulin_Kbana@lemmy.eco.br
Quanto ao Gemini
Até há usos práticos, como enfoque em hospedagem text-only, além do uso de certificados criados no próprio browser para identificar uma sessão (sim, existem client certs para HTTPS, mas é uma função meio "obscura" nos browsers). Já cheguei experimentar server-side em Gemini, e o uso de client certs é bastante acessível tanto para o código no server-side quanto para o cliente/usuário, com os navegadores tendo a funcionalidade à vista.
O Gemini tenta resgatar o HTTP/0.9, quando era só GET e não havia scripting (código arbitrário rodando no cliente), somente markup (HTML). Não concordo totalmente com o que a galera diz mas, dizem que o scripting é a raíz do problema da Web moderna pois permitiu execução de códigos arbitrários pelo cliente, hoje em dia praticamente de forma não-consentida (apenas com a possibilidade de desligar totalmente o JS, o que quebra a maioria dos sites de hoje em dia).
Particularmente não tenho problemas com scripting, até porque gosto bastante do JS, foi minha primeira linguagem de programação e até hoje utilizo (embora recentemente tenho paquerado o Ruby), mas consigo até certo ponto entender esses fundamentos por trás do propósito do Gemini. Mas é praticamente uma reinvenção da roda, então entendo seu lado também.
Quanto a algoritmos
Fomos acostumados com FB e afins, que só são eficientes pois são invasivos. No Fediverso, até existem o que poderiam ser chamados de algoritmos de recomendação ("trending", por exemplo), mas de tão não-invasivos (e sem "compra de promoção do conteúdo"), realmente não dão "engajamento" que costuma ocorrer naquelas redes.
Na realidade, as diferentes plataformas do fediverso atuam diferentemente pra agregar conteúdos: o Lemmy agrega por instância -> comunidade -> thread, hierarquia que leva a um meio-caminho já andado pra achar um conteúdo de interesse (ex.: Lemmy.eco.br é voltado ao Brasil e onde mais se espera encontrar brasileiros; c/musica agrega listas de músicas, enquanto c/tiodopave agrega piadas: isso é um ponto de partida pra localizar conteúdo).
Quanto à nostalgia
As coisas mudam e, sim, é importante que ocorram mudanças. No entanto, as mudanças que têm ocorrido na Web infelizmente têm sido mais avarias que melhorias: Web Integrity e fim do MV2 focados em acabar com adblockers, mais e mais recursos sendo agregados (Bluetooth, porta serial, etc) que tornam os Standards tão complicados que fazem centrar tudo em Google/Apple/Mozilla (projetos como Ladybird e Servo ainda têm muito arroz-e-feijão pra comer pra chegar ao nível de suporte do Chromium/WebKit/Gecko).
A nostalgia, nesse sentido, não é meramente uma saudade de um passado longínquo, mas sobretudo a necessidade de "restaurar um backup" para que progressos melhores possam ser propostos/feitos sem influência de acionistas, porque às vezes é necessário "recomeçar" um projeto inteiro partindo das primeiras versões legadas ao invés do esforço hercúleo da refatoração.
Sobre os algoritmos, creio que eles existirem não são necessariamente o problema, pois o que faz eles serem ruins é como eles são designados para roubar a atenção. Fica muito difícil tirar algum proveito do Mastodon quando não me identifico com a maioria das pessoas e é exaustivo ter que fazer uma grande escavada para achar perfis para seguir, especialmente quando são brasileiros. E minha frustração com o Gemini é que não tem estilização da página ou suporte a imagens, então fica tudo tão sem graça de um jeito que é melhor ler um livro. Ambas as redes são dominadas majoritariamente por pessoas brancas estadunidenses ligadas a tecnologia (embora o Fediverso tenha também grande debate político com extremistas), então fica difícil para a adoção geral do público comum.
Fora de tópico, mas eu gosto do jeito que você escreve! :-D