this post was submitted on 15 Nov 2025
11 points (100.0% liked)
Tecnologia
439 readers
7 users here now
Postagens sobre tecnologia em geral.
Regras
- Título e corpo da postagem devem estar em português. Saiba mais
Conheça outras comunidades Brasileiras que tratam de assuntos mais específicos da tecnologia:
- !linux@lemmy.eco.br
- !dev@lemmy.eco.br
- !foss@lemmy.eco.br
- !jogos@lemmy.eco.br
- !hardware@lemmy.eco.br
- !internet@lemmy.eco.br
- !privacidade@lemmy.eco.br
Sala de Bate-Papo (chat room)
founded 2 years ago
MODERATORS
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
view the rest of the comments
Esse é um caso muito interessante, e muito recorrente no software livre, da organização querendo agradar as pessoas que NÃO USAM o seu software, ao invés da sua base usuária. Geralmente fazem isso na esperança de atrair mais gente e crescer, mas normalmente o resultado é o contrário.
Se entrevistarmos o público geral, provavelmente vai ter bastante gente gostando dessas propostas de ia, mas se entrevistar quem usa o firefox, pouquíssima gente vai dizer que gosta. E daí vem o que a turma do firefox não percebe: quem atualmente usa chrome e se entope de ia está cagando pro firefox e não é uma pequena dose de ia que vai atrair ninguém desse perfil. Talvez fosse mais eficiente justaente o contrário: manter o firefox livre de ia pra quem não está gostando dessa onda poder encontrar seu refúgio.
Poderiam até fazer todas as funcionalidades de ia na forma de extensões oficiais e perguntar se queremos instalar na primeira vez em que abrimos o navegador. Assim conseguiriam enfiar ia sem desagradar o público atual.
Mas enfim, sou só um idiota aleatório no meio do fim do mundo que nem nunca conseguiu participar de projeto algum. Quem sou eu pra questionar a decisão de gente com muita experiência?
Concordo plenamente.
Públicos diferentes, não tem o pq de fazer essas coisas. Mas também tem o fato de que o Firefox é o navegador do nerd e da moça do RH que usa desde 2005, talvez se mantesse da mesma maneira, nenhum dos dois iria embora, mas já escutei de umas pessoas no trabalho que "se já tá mudando, pq não uso o edge?".
Tão dando tiro no pé real.